quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Polícia - Origens

  • Breves considerações
  • Algumas fotografias, nomeadamente da PSP ao longo da sua existência
  • Fonte. Revista “Polícia Portuguesa”; História da PSP – Das Origens à Actualidade - João Cosme (Um bom livro. à venda: Edições Sílabo, Lda. - Rua Cidade de Manchester, 2, Lisboa - Tel. 218130345); Outras (Uma referência a direitos de autor e copyrights: É muito raro a publicação de uma ou outra imagem sem que seja feita essa referência, por vezes de autor desconhecido que não pude encontrar a sua localização).

    Longe de ser uma criação moderna, a polícia existiu sob todas as civilizações, embora as denominações tenham variado muito.
    O rigoroso regime policial que vigorou entre os Incas; no Egipto dos faraós junto dos seus monarcas há cerca de 3 000 anos e nos Hebreus logo após a sua saída do Egipto, são indícios da existência de instituições policiais nos tempos mais remotos.
    Em Roma, na antiguidade, o Pretor nas suas rondas pela cidade, fazia-se acompanhar de um grupo de 4 homens denominado quadrilha.
    No século I, os lictores* romanos actuavam como guardiães dos magistrados.
    * Oficiais que, na antiga Roma, precediam o cônsul e outros magistrados, trazendo um feixe de varas (fasces), originalmente destinadas à execução da justiça. As varas, trazidas, geralmente, sobre o ombro esquerdo, eram baixadas em sinal de respeito e saudação quando um magistrado comparecia perante outro de nível superior.

Sem comentários: