sábado, 27 de setembro de 2008

Colecção de Bonés de Polícia




Em íntima associação com a farda, estiveram sempre as várias formas de cobrir a cabeça.
Desde a Idade Média que os simples toucados, os chapéus, os bivaques, as boinas e os bonés não param de evoluir até se converterem em autênticas obras de arte. A prensagem num molde padrão dá-lhes a sua forma final.
Neste meu Blog, já falei de coleccionismo nomeadamente de artigos relacionados com a Polícia de Segurança Pública e, como não podia deixar de ser, também falei do "meu último boné" e de outros artigos policiais que colecciono.
-
Num dos Posts disse:
  • Que o homem traz dentro de si o gosto das colecções;
  • Que prolonga os sonhos de infância dando corpo a algumas das aspirações de adolescente;
  • Que consagra a sua vida a uma finalidade cuja realização constitui permanente prazer, dado que os pequenos momentos de felicidade vividos pelo coleccionador representam, para si, coisas grandes!

    -
Para o coleccionador, coleccionar objectos do seu agrado é uma arte, quiçá, uma arte que tem muito a ver com a subtil "arte de saber viver" e, obviamente, a "boa arte deve saudar o passado". Dissociar o presente do passado equivaleria a renunciar à sua compreensão.
-
O Chefe António Serranito do Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Setúbal, nestas últimas três décadas, entregou-se de "alma e coração", com entusiasmo e persistência, a coleccionar objectos policiais, nomeadamente a uma das temáticas mais emblemáticas, a que contempla "Bonés Policiais" e, neste momento, conta já com 429 bonés diferentes no seu "mini-museu policial", o que daria para cobrir a cabeça de quase um batalhão de polícias.
Apaz-me dizê-lo que, com singeleza, a colecção de Bonés das Polícias de todo o Mundo, é uma das mais belas colecções de artigos policiais.
-
Alusiva à Colecção de Objectos Policiais do Chefe Serranito, o Jornal Diário de Notícias, no dia 26-07-2008, publicou um artigo do seguinte teor:
" "Chefe Serranito reuniu 429 bonés de polícia
Colecção. O adjunto do comandante da 1ª. Esquadra da PSP de Setúbal tem, em casa, um minimuseu de adereços da polícia de todo o mundo. Chapéus, distintivos, algemas, cassetetes e pins, na maioria adquiridos por intercâmbio, enchem as prateleiras.
Quando em Setembro de 1982 ajudou um polícia alemão a recuperar a maioria dos objectos que lhe tinham sido furtados numa visita a Portugal, o chefe António Serranito estava longe de imaginar que o boné e o porta-chaves que o colega viria a oferecer-lhe como reconhecimento serial o início de uma colecção singular. A partir daí nunca mais parou. Entre trocas, a ajuda do amigo Silvino, ex-guarda-redes do Benfica, e algumas compras, encheu uma das divisões da sua casa de objectos policiais. De bonés a distintivos de braço, de algemas a cassetetes, de pins a porta-chaves. Há de tudo. E dos quatro cantos do mundo.
O espaço ocupado por esta espécie de "mini-museu policial" não anda longe dos dez metros quadrados. O chefe aproveitou um quarto do apartamento onde vive em Setúbal para ir reunindo um espólio, onde os 429 bonés, provenientes de 70 países, são o principal atractivo. Alguns podem valer mais de 500 euros.
Nas prateleiras onde os vários exemplares estão expostos, apenas para consumo interno, não faltam os célebres "cabeças de giz", de 1930, utilizados pelos polícias sinaleiros. "São um marco, têm algo de histórico", comenta António Serranito, enquanto vai exibindo as maiores relíquias da colecção - bonés de xerifes americanos e canadianos, boinas vermelhas do País Basco, o boné dos "colegas" do Cazaquistão, o capacete utilizado pelas forças policiais da Ilha de Malta, mas também o pomposo boné dos carabinieri italianos.
António Serranito não gosta de destacar nenhum em especial, mas perante a insistência lá revela que a sua preferência recai sobre um boné alemão, de 1935, que foi utilizado pela polícia de Berlim, mas também elogia um exemplar da GNR da década de 30, que restaurou, deixando-o como novo. Ao lado está um "cromo difícil": "Andei dez anos atrás do boné da Polícia Montada do Canadá, até que consegui uma troca".
De resto, a maioria dos exemplares foram obtidos, justamente, através de intercâmbios. Serranito tirou partido do facto de pertencer à Associação Internacional de Polícia, estabelecendo contactos com as Delegações espalhadas pelo mundo. Recorda uma viagem que realizou a Zurique (Suíça), onde o comandante da polícia local lhe ofereceu "uma série de coisas". Quando levamos algo para trocar e dizemos o que pretendemos, nunca vimos de mãos a abanar. O valor desta colecção também tem a ver com esse sentido de companheirismo", sublinha. Mas foi o aparecimento da Internet que fez disparar os intercâmbios. "Passámos a ter a possibilidade de digitalizar o que tínhamos para oferecer e foram surgindo mais interessados", explica, recordando como na década de 90 chegou a conseguir alguns exemplares russos, através do guarda-redes Silvino, na altura jogador do Benfica. "Nos jogos das competições europeias, Silvino levava sempre uns bonés para tentar trocar e ainda me arranjou dois espectaculares".
Neste momento, o graduado da PSP de Setúbal não persegue nenhum exemplar em especial, sobretudo porque as prateleiras do quarto, adaptado a mini-museu, estão repletas e só já suportam mais quatro ou cinco exemplares. Além de que comprar está fora de questão. "Se aparecer um boné ou capacete de gala que dê para trocar ainda vou tentar fazer negócio, mas mais do que isso não, porque há exemplares muito caros, acima dos 500 euros". Uma vez por ano tenho de tirar uma semana de férias só para limpar o pó. É a única forma de manter isto impecávell", afiança. E mostra-se disponível para exibir o seu espólio publicamente" ".
-
Inequivocamente que o Chefe Serranito é um coleccionador apaixonado em objectos policiais. Refere como começou a juntar artigos de colecção policial e como os passou a coleccionar; certamente que houve também uma projecção afectiva de si próprio sobre os objectos devido à situação envolvente pelo culto da farda. Não se pode deixar de enaltecer o seu empenho, dedicação a apontar sobretudo para a continuidade de valorizar intrinsecamente a sua colecção que tem numa sala sobrepujada de peças de todas as formas e tamanhos, cuja arrumação ameaça ser um problema. Compensado através da evocação histórica da polícia, tem ainda o mérito de dar a conhecer aspectos curiosos, quanto desconhecidos, dos corpos policiais actuais e de outrora.
-
Neste Blog, post "Medalhas da IPA e da ANAP", relato a minha ida à Bélgica em representação da Secção Portuguesa da "International Police Association - IPA), conjuntamente com o Comissário Principal Dr. António Lourenço. Neste evento denominado "Semana de Amizade" que decorreu no período de 12 a 19 de Setembro de 1981, não faltaram as trocas de objectos policiais com as "Representações" dos 16 países presentes e de, posteriormente, ter enviado para a Bélgica dois bonés da PSP, um de agente masculino e outro de agente feminino (os bonés dos agentes femininos são feitos com materiais semelhantes aos dos agentes masculinos, embora as suas formas sejam mais fantasiosas e heterogéneas), até porque é na Bélgica que se encontra a maior colecção de bonés policiais, mais propriamente no "Museu de Bonés da Polícia", situado em Hoboken. Este museu Belga tem bonés policiais de quase todos os países do mundo. O lema do museu, segundo o seu Presidente-Conservador, Frans Verbeeck, "não é exibir exemplares (a estrear), um exemplar usado e em boas condições é muito bem recebido". Por norma, o museu organiza anualmente uma exposição de bonés, e em 2004, a exposição contou com 1200 bonés de praticamente todo o mundo.
-
Caro Chefe Serranito, ter uma colecção de bonés das mais variadas cores e feitios de polícias de muitos países, é gratificante para si e também o é para a Polícia de Segurança Pública por ter nas suas fileiras um dos maiores coleccionadores de bonés policiais de todo o mundo. Parabéns!
Esta colecção traz-lhe, certamente, à memória experiências e momentos especiais e homenageia um sector da vida pública que honra qualquer país civilizado.
.
Comentário
Sónia Andreia disse...
"Olá gostei do que vi, fikei emocionada, pois sou uma admiradora pela profissão, os meus parabéns e continue a publicar mais coisas sobre a polícia.
beijinhos".
8 de Dezembro de 2008 21:55
.

Comentário

Willoughby disse...

"Que maravilhosa colecção!
Vá lá! Vim atrás da colecção, mas também estimo muito ver o coleccionador.
Parabéns pelo trabalho que está a desenvolver.
Com um Grande Abraço e boa continuação".

30 de Abril de 2010 20:27

-

Grato pela sua colaboração nos comentários aos blogues
Um Grande Abraço também para si.

-

3 comentários:

sónia andreia disse...

ola gostei do que vi,fikei emocionada,pois sou uma admiradora pela profissao,os meus parabens e continuou a publicar mais coisas sobre a policia beijinhos.

MVHorta disse...

Sónia
Obrigado pela colaboração, nomeadamente no comentário ao Blog.
Grato pela sua colaboração e apelo sempre à crítica construtiva.
-
Boas Festas!
O Natal celebra o nascimento.
Desejo-lhe um Feliz-Natal.
Nesta época somos ainda mais sensíveis aos nossos afectos. É um tempo mais próximo da família e dos amigos.
Bom Ano Novo
Um beijinho

Willoughby disse...

Que maravilhosa colecção!
Vá lá! Vim atrás da colecção, mas também estimo muito ver o coleccionador.
Parabéns pelo trabalho que está a desenvolver.
Com um Grande Abraço e boa continuação.