segunda-feira, 1 de março de 2010

A Polícia na Sociedade (Parte I - Cap. 1)


PARTE I - A procura do embrião «POLÍCIA» e da sua natural germinação

1 - Os povos pré-colombianos



América do Sul


Sabemos, por exemplo, que o regime policial que vigorou entre os Incas foi rigoroso e que no continente americano várias culturas indígenas se desenvolveram isoladamente, sem manter contacto com as civilizações da Europa, da Ásia e de África.

Em todo o continente americano, de norte a sul, vivia grande número de povos, que receberam a designação genérica de povos pré-combianos (Maias, Incas, Apaches, Astecas, Tupis, Toncavas, Guaranis, etc.).

Os Astecas, povo guerreiro, em que o rei comandava os exércitos e exercia funções de chefe do governo. Respondia pelas leis, impostos, construções e alimentos.
Os militares dividiam-se em três categorias: a primeira formava um conselho de estado; a segunda, com oficiais graduados, actuava como juízes e generais; na terceira estavam os meros graduados, responsáveis pela segurança da cidade.


Astecas



Os Incas - Os filhos do Sol - Em que cada um tinha um lugar na sociedade. O rei era adorado como um deus e, a seu lado, ficava a rainha. Abaixo vinham os nobres, os chefes militares, sábios, juízes, sacerdotes e outras camadas sociais de estatuto inferior.

Incas

A história dos incas chegou até nós através de testemunhos orais de poetas e sacerdotes, pois eles não desenvolveram nenhuma escrita. Porém, as suas obras arquitectónicas causam admiração (Ex: Machu Picchu). Sabe-se, contudo, que o regime policial que vigorou no seu seio foi de enorme severidade. Prevalecia a força sobre a razão e tais sociedades são altamente hierarquizadas e autoritárias, extremamente guerreiras e de estrutura em forma de pirâmide.
Ao longo da história têm existido diferentes tipos de monarquia. A forma mais antiga que se conhece foi a sagrada ou a religiosa, que encontramos nas culturas primitivas. Neste tipo de monarquia o rei era considerado como de origem divina e possuía um poder limitado pelo regulamento religioso. Tal modelo pode-se encontrar em Israel, na Roma antiga, no Império asteca e no antigo Egipto.
.

Sem comentários: